Neuromodulação Transcraniana
A Neuromodulação Transcraniana é uma técnica utilizada na fonoaudiologia que envolve a aplicação de estímulos elétricos de baixa intensidade no cérebro com o objetivo de modular a atividade neural e promover melhorias em funções relacionadas à fala, linguagem, comunicação e deglutição.
Nessa técnica, a estimulação elétrica é aplicada por meio de eletrodos posicionados na região do crânio associada à área cerebral a ser tratada. Esses estímulos elétricos ajudam a modular a excitabilidade dos neurônios e promover alterações plásticas no cérebro, que podem resultar em melhorias nas funções estomatognáticas.
É utilizada também em alterações de linguagem, como transtorno do espectro autista (TEA), pode ser usado em casos de disfagia.
É importante ressaltar que a Neuromodulação Transcraniana é uma técnica avançada e deve ser realizada por profissionais especializados e com conhecimento em neurofisiologia. Cada paciente deve passar por uma avaliação cuidadosa para determinar a área cerebral-alvo e o protocolo de estimulação adequado, garantindo a segurança e eficácia do tratamento.