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Audiometria e Processamento Auditivo

A audição se desenvolve a partir do quinto mês de gestação e suas habilidades vão amadurecendo durante os primeiros anos de vida, porém sua maturação ocorre até aos 12 anos de idade. É um sentido complexo, e é por meio dela que o indivíduo desenvolve a competência para a fala e linguagem.

O som captado pelo sistema auditivo é analisado e interpretado pelo cérebro, que chamamos de  processamento auditivo, este é constituído por um conjunto de habilidades específicas das quais o indivíduo depende para compreender o que ouve. É uma atividade mental, ou seja, uma função cerebral. Também é definido como sendo o termo usado para descrever o que acontece quando o cérebro reconhece e interpreta os sons em torno de uma pessoa.

O exame audiométrico completo é composto pela avaliação tonal, vocal e impedânciometria que analisa as condições da orelha média, além dos reflexos acústicos. Cada exame audiológico possui um propósito que se complementam para um diagnostico adequado

A Associação Americana de Fala-Linguagem-Audição (ASHA), disponibiliza uma lista de sinais e sintomas que podem incluir uma ou mais características comportamentais do transtorno do processamento auditivo.
 
A avaliação do processamento auditivo é realizada por um fonoaudiólogo especializado, em ambiente acusticamente controlado, onde são aplicados testes específicos para verificar o desempenho das diferentes habilidades auditivas de acordo com a faixa etária.
O tratamento das alterações encontradas na avaliação do processamento auditivo é realizado através de treinamento auditivo especificamente desenvolvido para cada pessoa, com o objetivo de desenvolver a capacidade de se comunicar de forma mais eficaz.

  • Dificuldade em localizar o som
  • Dificuldade em entender a linguagem falada em mensagens concorrentes, em ambientes ruidosos, em ambientes reverberantes ou quando apresentados rapidamente
  • Levar mais tempo para responder em situações de comunicação oral
  • Pedidos frequentes de repetições, dizendo “o que” e “huh” com frequência
  • Resposta inconsistente ou inadequada
  • Dificuldade em compreender e acompanhar a fala rápida
  • Dificuldade em seguir instruções ou comandos auditivos complexos
  • Dificuldade em aprender canções ou rimas infantis
  • Mensagens mal-entendidas, como detectar mudanças de prosódia que ajudam a interpretar sarcasmo ou piadas
  • Poucas habilidades musicais e de canto
  • Dificuldade em prestar atenção
  • Ser facilmente distraído
  • Baixo desempenho em testes de fala e linguagem ou psicoeducacionais nas áreas de habilidades relacionadas à audição
  • Problemas associados de leitura, ortografia e aprendizado
  • Dificuldade para aprender um novo idioma
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